08 de Junho de 2015 0 comentários
O cartão passa, a quem recebe, a impressão de como é a sua empresa. Mas muitas vezes esta primeira imagem não corresponde àrealidade, pois você pode estar utilizando um cartão que não confere à sua empresa a credibilidade que ela merece. Exemplos deste problema são cartões feitos por conta própria na impressora jato de tinta ou então cartões que estejam com dados desatualizados e rasurados. Um cartão deste tipo passa a seguinte impressão: “Se ele não investe nem num cartão de visitas, imagine o tipo de empresa que ele tem”.
O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Ele deve conter o logotipo da empresa, seu nome, cargo e dados para contato – que devem incluir endereço, telefone, e-mail e site da empresa (caso a empresa possua).
O cartão não deve conter todos os serviços/produtos que a empresa possui. A finalidade do cartão é para contato e não para divulgação da empresa. Para a divulgação da empresa deve-se fazer um folder ou criar um site.
Outro tipo de observação é que o cartão não deve conter fotos dos produtos ou fachada da empresa. Deve conter apenas o logotipo – afinal é isso que se quer marcar para contatos futuros.
Os cartões muito grandes (95 mm x 55 mm) estão caindo em desuso, sendo substituídos pelos cartões com tamanho (85 mm x 55 mm). Este novo tamanho de cartão é mais prático, pois corresponde ao tamanho de um cartão de crédito cujas dimensões são padrão internacional. Um cartão com estas medidas permite, a quem o recebe, guardá-lo em qualquer tipo de carteira ou porta cartões.
Para se ter um bom cartão, o ideal é contratar o serviço de profissionais da área de design para desenvolver esta parte tão importante da imagem da sua empresa. É um investimento que vale a pena, pois os cartões não devem ser distribuídos aleatoriamente, mas apenas entregues às pessoas com quem desejamos, de fato, desenvolver um relacionamento profissional.
Ao usar um cartão certifique-se de que todas as informações estão atualizadas. Mudanças de telefones, endereço ou e-mails, exigem mudança imediata do cartão; não se deve rabiscar a alteração às pressas no momento da entrega do mesmo e muito menos colar uma etiquetinha por cima com os novos dados. Isto passa uma péssima imagem da empresa. É preferível não entregar um cartão caso os dados estejam desatualizados a entregá-lo rasurado ou remendado.
Porta cartões podem parecer supérfluos, mas não são: eles protegem, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas. Portanto, invista em um, liso, de couro ou em um material mais resistente como metal prateado ou escovado para carregar os seus.
Em posse de um belo cartão de visitas é necessário saber o momento certo de entregá-lo. Assim o melhor momento para trocar cartões vai depender das circunstâncias. Numa reunião com várias pessoas a troca é feita no início, quando as pessoas ainda não se conhecem. Quando você receber os cartões dos participantes, uma boa prática é deixá-los à vista e na mesma sequência em que as pessoas estão sentadas pois assim você saberá o nome e o cargo de cada um. Isto é muito útil pois é importante conhecer o cargo de cada um dos participantes de um encontro de negócios para saber, muitas vezes, a quem perguntar ou esperar uma decisão.
Se, no entanto, são apenas duas pessoas em um primeiro encontro e a conversa já está fluindo bem, pode-se perfeitamente trocar cartões na hora da despedida.
Outra dica: caso você queira entregar um cartão num almoço de negócios ou num coquetel, evite fazê-lo enquanto você ou a outra pessoa estiverem comendo, evitando assim que o cartão fique sujo.
No troca de cartões com outros empresários, quando receber um cartão que considerar um contato importante anote no verso alguma observação que o ajude a lembrar da pessoa que o entregou e se assumiu o compromisso de enviar materiais complementares, data de um novo encontro de negócios, etc. Isto é muito útil para ajudá-lo a memorizar algumas partes da conversa, manter o compromisso assumido de enviar materiais e estreitar o contato.
Para que os cartões recebidos não sejam perdidos, guarde-os num porta cartões. Este tipo de porta cartões é vendido em livrarias e o auxiliará a manter todos os cartões recebidos juntos.
* Paola Goulart Rosa é consultora do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos.
Fonte: SEBRAE
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024