15 de Outubro de 2021 0 comentários
A fotografia para e-commerce é tão fundamental quanto a descrição de um produto na loja online e marketplace. A imagem atrai o interesse do cliente potencial e aumenta o desejo pela compra.
Sabemos que existe o poder de atração gerado por produtos e serviços, e essa atração parte das funções, inovações e imagem que os produtos expressam.
Cada característica visual do produto precisa ser intensificada para apresentar visualmente o produto, não importando o seu tamanho ou marca.
A imagem é um componente fundamental que ajuda a atrair cliente, despertando o interesse do cliente potencial. A imagem realizada através de uma fotografia precisa intensificar os elementos visuais do produto visando elevar a conversão e reduzir o abandono do carrinho.
Neste artigo falaremos mais sobre o conceito e as práticas mais acessíveis para aproximar o cliente do produto através da Fotografia para e-Commerce profissional na internet.
A Fotografia para e-Commerce
Sabemos que o reconhecimento de um produto como um ativo útil para o consumidor passa pela imagem. Se o automóvel foi fabricado na cor vermelha, todos os clientes potenciais ficam curiosos para ver a foto do automóvel e verificar a tonalidade da cor, pode ser até uma Ferrari.
Por outro lado, além da imagem de cada produto, a apresentação visual de cada loja é fundamental. Além do layout e design dedicado para a web, a loja virtual precise ser enriquecida com a veiculação de fotos e imagens de produtos.
Em muitos casos, pequenos empreendedores podem utilizar a câmera do celular para fotografar os produtos que irá disponibilizar em sua loja online, porém quando o empreendedor decide contratar um fotógrafo profissional ou utilizar uma câmera digital semi profissional ou um equipamento fotográfico profissional de ponta, o resultado com certeza será superior e a loja vai realizar vendas veiculando imagens de alta resolução e qualidade.
Partindo desse ponto, vale a pena investir na aquisição de máquinas de fotografia profissionais para aprimorar a produção de conteúdo dedicado às vendas.
O poder da imagem
A utilização de fotografias em uma loja online gera maior poder de comunicação, intensificando ainda mais a apresentação visual do produto por meio de detalhes importantes como cor, peças, brilho, design do produto físico e intensificando os detalhes do produto.
A loja online precisa apresentar boas imagens para descrever e apresentar visualmente os seus produtos.
As melhores dicas
A seguir apresentamos importantes dicas para ajudar na qualidade da geração de imagens de produtos para a loja digital.
A primeira dica é a de contratar um fotógrafo profissional para realizar imagens super profissionais e que valorizem a oferta.
Claro que essa decisão envolverá investimento mais alto para pagar a hora de trabalho do profissional, a escolha do ambiente (interno ou externo) e todos os detalhes para a execução do serviço
Ao decidir fazer as fotos por conta própria, você pode iniciar usando o próprio celular, porém é indicado comprar máquinas profissionais e semi profissionais para elevar o resultado e a qualidade do material.
Existem câmeras digitais de médio e alto padrão que são fáceis de serem usadas e se adaptam em qualquer tipo de ambiente, seja interno ou externo.
Depois de realizar as imagens, você precisará editar as imagens e veicular cada imagem em seu site de vendas.
Consideramos a iluminação que parte fundamental para equilibrar diferentes fatores na imagem como brilho, identificação de cores e tonalidades. Em muitos casos, ao selecionar determinado tipo de iluminação caseira ou profissional, procure não utilizar o flash da máquina, pois o flash da máquina gera uma luz muito direta que pode criar sombras e reflexos.
Em muitos casos, principalmente para os iniciantes, a dica é começar usando iluminação natural ou iluminação artificial que não seja muito forte.
Você talvez já tenha acessado alguns sites de imagens através do Google, se apaixonado por uma imagem e, na hora de usar em seu site, a imagem estava toda “pixelada” ou com baixa nitidez. Este é um exemplo de imagem digital com baixa resolução que pode ser usada em postagens de blogs e redes sociais, mas que não servirão para impressão de imagens de produtos ou para apresentar produtos em uma loja virtual.
Para que o cliente possa observar os detalhes dos produtos, é importante que a foto tenha boa resolução. Nos programas de edição de imagem é possível editar uma imagem com 300 dpi e reduzir o peso do arquivo para otimizar a sua exibição em sites e loja.
Como falamos anteriormente, programas de edição de imagem ajudam muito no tratamento de imagem. As edições podem ser realizadas no Photoshop, Ilustrator e Krita.
Para produzir imagens de seus produtos, você pode criar pequenos estúdios em casa aproveitando caixas de papelão, foco de luz comum, softwares gratuitos como o Krita e programas que são pertencentes aos próprios fabricantes de câmeras.
Na hora de realizar fotografia para e-Commerce é indicado utilizar muito a criatividade. No software de edição procure aprender a fazer imagens em 360 graus ou em 3D para atrair mais a atenção de seu cliente.
No caso de determinados tipos de produtos, como camisetas e joias é indicado fotografar pessoas usando esses tipos de produtos.
A sua loja online pode estar vendendo automóveis, casas , eletrônicos, equipamentos de produção, brinquedos e outros variados tipos de produtos. Em todos os casos procure apresentar os detalhes dos produtos.
Atualmente, cada tipo de rede social exige determinado formato de imagem. O tamanho do formato de uma foto de produto a ser postada no Facebook é diferente do formato do Twitter e Instagram, por exemplo.
Portanto, se você avaliar realizar postagens orgânicas ou pagas nas redes sociais, aprenda a editar as imagens dos produtos considerando o formato exigido por cada rede social.
Portanto, é importante desenvolver estratégias criativas e acessíveis para criar, produzir e publicar imagens de seus produtos ou de revenda para o site de sua loja virtual de forma profissional e atrativa.
Via: Blog eMania
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