Apesar do mundo estar cada vez mais digital, os impressos gráficos são de grande utilidade para divulgar e promover empresas. Embora os avanços tecnológicos tenham aberto um novo mundo de possibilidades, o ideal é que a comunicação online e offline estejam integradas para que os resultados sejam intensos, eficazes e duradouros.
O meio digital proporciona formas baratas e rápidas de distribuição de conteúdo, mas, muitas vezes, tais conteúdos não são atrativos.
Isso porque muitas empresas não valorizam a experiência do usuário, apenas querem fazer propaganda e atingir o maior número de pessoas, sejam elas qualificadas ou não.
Vale lembrar que conteúdos pouco relevantes podem prejudicar a imagem de uma empresa no mercado.
“O primeiro contato do cliente com a marca precisa ser cativante, persuasivo e atrativo para ele querer conhecer mais sobre o serviço ou produto oferecido”, afirma Camila Eskenazi, sócia da Gráfica Online Eskenazi.
Por isso, segundo Camila, não basta investir no meio online, é preciso apoiar-se também em bons e velhos impressos gráficos como: cartões de visita, catálogos, folders, calendários de mesa, envelopes, panfletos, cartões-postais e tags.
Todos esses impressos gráficos agregam valor às marcas.
“As mais tradicionais formas de marketing impresso nunca saem de moda, porém, é imprescindível que as peças sejam primorosas. A qualidade da impressão precisa ser fantástica. Lembre-se que aquele material está intimamente ligado ao negócio, produto ou serviço”, completa Camila.
Também é oportuno que a peça seja diferenciada e útil a quem recebe. Assim, o estabelecimento será associado a uma experiência positiva.
Com todo conhecimento de quem trabalha diariamente produzindo materiais impressos, Camila aponta as 5 ferramentas que nunca sairão de moda e são eficientes para a conversão de clientes. Confira:
Cartão de visita
O cartão de visita é uma ótima forma de marketing, segundo a empresária. Ele cria uma identidade com a instituição e é marca corporativa de um profissional. Além disso, aproxima a empresa do cliente. A peça deve ser utilizada não apenas para transmitir os meios de contato e marca da empresa, mas como uma oportunidade de expressar os valores e ideologia da mesma. A comunicação deve ser clara e objetiva. É fundamental que a ferramenta informe o nome completo do profissional, função e cargo, nome da empresa que representa, endereço físico, e-mail, site e telefones para contato.
Catálogo
O catálogo é uma forma eficaz de comunicação. Ele possibilita ao cliente visualizar o serviço ou produto da empresa. Assim como o cartão de visita, o catálogo deve transmitir mais do que informações sobre o que se oferece. A qualidade do material também comunica, por isso, os valores da empresa têm de estar presentes, tanto na impressão quanto no design. Um material visualmente bonito e sensorialmente agradável é mais um ponto positivo para converter o potencial cliente.
Folder
O folder é extremamente útil para divulgar produtos e serviços. Além de ser uma solução prática, ele revela-se altamente eficaz. A grande vantagem do folder é a sua capacidade para transmitir conteúdo.
Ideal para divulgação em eventos e lojas. Para diferenciar-se é importante usar a criatividade. Quanto mais criativo e moderno for o design, mais a marca ficará na mente de quem o recebe.
Calendário de mesa com wire-o
O calendário de mesa personalizado é um ótimo exemplo de material impresso criativo e útil. Dessa forma, a marca da empresa estará presente no dia a dia de quem recebe.
Envelopes timbrados
O envelope é muito utilizado em empresas, pois ele protege a informação, evita danos ao papel e facilita o transporte de documentos. O uso se aplica tanto para transações comerciais, correspondências informais e, também, para uso pessoal. O envelope timbrado marca a identidade visual do negócio.