06 de Dezembro de 2018 0 comentários
Mídia impressa é um dos recursos da publicidade e do jornalismo (pode também ser chamada de mídia off-line). É um meio de comunicação tradicional ao qual refere-se aos materiais que são impressos em gráficas, birôs de impressão (aquele lugarzinho perto da sua casa que imprime!) ou em locais específicos.
Esse tipo de mídia pode ser veiculado em veículos de comunicação, como jornais, revistas, informativos, anuários ou em peças avulsas, como folhetos, mala-diretas, folders e panfletos (resumindo: tudo que vem
impresso).
TIPOS DE MÍDIA IMPRESSA
Existem muitos tipos! Vamos listar aqui cada um deles, mas é sempre importante lembrar que cada uma dessas mídias foi criada especificamente para atingir públicos diferentes (de maneiras diferentes!)
Então quando for fazer uma campanha ou divulgar alguma coisa (como a festa do seu amigo, por exemplo) é legal lembrar sempre duas coisas: Qual o público que eu quero atingir e como ele gostaria de ser atingido?
Ainda ficou meio confuso? Calma, vamos explicar: o folder, folheto ou filipeta tem muito texto e imagens variadas. A distribuição em um semáforo (sinal) numa rua de alto fluxo de pedestres ou na entrada de alunos de uma escola não alcançará um bom resultado, pois estes não terão tempo para lê-lo, então pensaremos “irão ler em casa!”. Você verá que isso não acontece se de fato o folheto não prendê-lo de imediato. Mais de metade das pessoas que recebem os folhetos não se interessam pelo assunto! Por isso é importante arranjar um jeito de “capturar” o leitor logo no início da leitura!
FLYER E FOLHETO
Folheto promocional, composto de uma folha com cortes e dobras. Costuma-se usar uma folha A4 (20×30cm) e dividi-la em dois ou quatro cortes iguais. Contém textos explicativos sobre o produto/serviço com maiores detalhes. O Flyer ou Folheto clássico pode ser 4/4 (cores na frente e verso) ou 4/1 (cores na frente e verso com tons de cinza) ou ainda 4×0 (cores na frente e nenhuma cor atrás). Em geral folhetos são utilizados como peças publicitárias de baixo custo produtivo e criadas para ter alto impacto visual e apelativo.
FILIPETA:
Tendo as características as mesmas que o anterior, sendo a única diferença no seu formato, a filipeta é mais esticada, como o nome sugere. Bom para usar propaganda explicativa seriada (cardápios de pizzas e valores, dias de eventos e cantores que se apresentarão, cursos oferecidos pela escola e etc… – ou seja, os que a gente gosta de receber), em produtos e em suas embalagens.
FOLDER:
O folder, ao contrário do que parece, não é uma pasta. Essa mídia permite vários cortes ou dobras criativos para chamar a atenção e organizar a informação. Pode ser circular, retangular e com o uso de facas gráficas especiais, poderá ter um formato de um cachorro, um perfume, carro ou qualquer outra imagem. É o modelo mais utilizado para atingir público alvo específico, pois suas características são ideais em conjunto com um designer criativo e original.
CARTAZ:
Peça impressa de um só lado, geralmente apresenta grandes dimensões, para ser afixada em locais abertos (ambientes amplos ou ao ar livre), destinada a dar informações comerciais ou a anunciar eventos, como exposições, espetáculos, etc. O cartaz costuma ter um trabalho visual mais apelativo, tentando uma comunicação rápida. Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e no desenvolvimento das organizações modernas, além de um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas e instituições com a finalidade de atingir objetivos estratégicos. Pode realizar também funções sociais e econômicas. A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado.
Via: So Much Mídia!
https://somuchmidia.wordpress.com/
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024