03 de Maio de 2018 0 comentários
Tanto o adesivo de vinil quanto o adesivo de papel são itens que podem ser usados para os mais diversos fins, com possibilidades que trafegam desde a personalização de brindes, adesivação de veículos, aplicação decorativa em paredes, vitrines, distribuição em campanhas, impressão de fotos, customização de objetos, embalagens e outra infinidade de opções.
Uma dúvida bem comum é sobre as diferenças e especificidades dos diferentes tipos de adesivos. Afinal, quais principais diferenças entre os adesivos de vinil e de papel?
Chamado de cloreto de vinila, policloreto de polivinilha, policloreto de vinil ou simplesmente vinil, este material é bem rentável e requer atenção no que diz respeito às suas aplicações e descarte.
Resistente, impermeável e flexível, estas são as características que mais se destacam para este tipo de adesivo. Ele também permite diferentes texturas e cores, e exige cuidados especiais no tocante à impressão, uma vez que jamais devem ser impressos em uma impressora comum que trabalhe com tintas pigmentadas e/ou corantes, por exemplo.
O adesivo de vinil tem um vasto leque de aplicações no mercado, sendo usado principalmente em superfícies como vidros, vitrines, decoração de ambientes, paredes, veículos, cuja aplicação necessite ou não que o adesivo seja recortado. Também muito utilizado para rotulagem de produtos que precisam ter contato com água ou que ficam expostos à ambientes úmidos ou mais agressivos.
O ideal é que se produza adesivo de vinil em impressoras de grande porte, que utilize tintas solventes, caso do plotter, por exemplo. Impressoras comuns não suportam a impressão de adesivo de vinil, podendo inclusive se danificar caso haja alguma tentativa neste sentido.
Apenas o uso de maquinário e tinta específicos são capazes de transpor a impermeabilidade do vinil, portanto, ao buscar por este tipo de material é preciso solicitar os serviços de uma gráfica especializada.
Mais usual e possui um custo mais acessível que o adesivo em vinil, mas em contrapartida, não oferece a mesma resistência e versatilidade.
As principais indicações para o adesivo de papel são criações de rótulos, etiquetas, lembranças personalizadas, adesivos promocionais dentre outras aplicações. Em comparação ao adesivo de vinil, há ainda algumas ressalvas, por exemplo: o adesivo de papel pode enrrugar com umidade constante e ser for necessária a remoção ele deixará muito mais resíduo do que o adesivo de vinil.
Sendo assim, é comum que a utilização do adesivo de papel tenha seu foco para finalidades internas. Para situações onde o adesivo exige maior resistência, o vinil é sempre o mais indicado.
Via: Futura Express
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024