Blog

img

Formatos para plotagens de engenharia e arquitetura

24 de Outubro de 2019 0 comentários

As plotagens podem ser usadas como guias em uma obra ou para apresentação comercial do projeto aos clientes, através de plantas humanizadas coloridas, em 3D, que traduzem em cores os detalhes que enriquecem o projeto. Seja na obra, ou numa apresentação ao cliente, escolher o formato adequado para impressão ajudará no entendimento claro do seu projeto.

Definição de plotagem de projetos de arquitetura

Plantas de projetos de arquitetura e engenharia demandam formatos de impressão bem maiores do que aqueles tidos como tradicionais, isto porque precisam demonstrar em escala correta todos os detalhes necessários para a execução da obra. A impressão fidedigna da espessura das linhas, hachuras, legendas, escalas, cotas é feita através da configuração adequada das “penas de impressão (espessuras e tipos de linhas)” aonde cada cor de linha desenhada no arquivo será configurada com uma espessura adequada para ser impressa. A impressão deste desenho detalhado em grandes formatos é denominado plotagem de projetos.

As plotagens, são feitas em impressoras especiais, denominadas “plotter”, que devem seguir alguns padrões de impressão para efetuar o processo da forma mais otimizada possível. Com o uso desta ferramenta, é possível imprimir plantas e projetos com riquezas de detalhes, diretamente de programas específicos, como por exemplo o Autocad. As extensões mais comuns destes tipos de arquivos são DWG ou PLT.

Impressão de projetos de engenharia em plotter: formatos

Há um sistema que padroniza os formatos de impressão em plotter, baseados pela Organização Internacional para Padronização, o ISO 216. Os formatos padrões mais utilizados nos projetos são:

Há outros padrões de papeis, além do A, temos o B, o C, sendo que em todos eles, cada formato tem como medida a metade do próximo formato sequencial, como podemos notar na figura abaixo:

 

Vale lembrar também, que estes projetos possuem uma regra de dobra padrão ABNT NBR 13142, conforme figura abaixo:

Dobrar parece complicado? Não se preocupe, na Futura Express, se for solicitado, entregamos os projetos dobrados pra você!

Na Futura Express, você tem disponível a possibilidade da impressão em plotter no tamanho e formato de sua necessidade, com qualidade superior.

 

Via: Futura Express

Comentários

Enviar
icoRua Nunes Machado, 304 - Centro - Curitiba - Paraná Veja no mapa

Esqueci minha senha

Solicitar